terça-feira, 20 de setembro de 2011

Capacitações do GT das Escolas de Palmas

Esta semana, terminamos a primeira etapa de capacitação do bloco de cinco escolas de Palmas.
Contamos com a participação efetiva de 100% dos participantes, sendo diretores das escolas, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, pais, alunos e representante de grêmios.
As escolas contempladas foram: CEM Tiradentes, CEM Castro Alves, CEM Taquaralto, CEM Santa Rita de Cássia e Escola Estadual Maria dos Reis. Agradecemos, especialmente, a Vera Lúcia, Vera, Adolfo, Maria de Jesus e Rosa, diretores das respectivas escolas, que nos receberam com entusiasmo e acolheram nossa proposta de implementação do PEENZ, com comprometimento e compromisso. Aos pais, alunos, professores, coordenadores e orientadores que participaram com as mesmas características dos referidos diretores.
Muito Obrigada!





 
 

   

 

 

        


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Comemoração dos 21 anos do ECA.



       

  
   Foi comemorado os 21 anos do ECA em Brasilia no dia 13 de julho de 2011, na Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Na ocasião, o IIDAC capacitou os articuladores dos Observatórios Nacionais do Adolescente. Ainda este mês de agosto será implantado no Estado do Tocantins o Observatório do Adolescente, no CEM Castro Alves, em Palmas. Em breve, maiores informações.
Aguardem! 

        Os "Pontos Focais" estiveram reunidos com a Ministra de Direitos Humanos e entregaram uma carta de solicitações. O aluno Maykson de Andrade representou o Tocantins, como Ponto Focal do nosso Observatório.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nossa 1ª Reunião com Parceiros Interinstitucionais.

 Aconteceu no dia 15 de junho de 2011, na Sala de Reuniões do Gabinete/SEDUC, nossa 1ª reunião com parceiros insterinstitucionais. Contamos com a presença da Drª Silvana, Juiza da Infância e da Juventude; Mônica Brito, do Ministério Público; Drª Mayla, Procuradora do Ministério Público do Trabalho; Dr. Zenóbio, Secretário Municipal de Educação; Olyntho Neto, Secretário da Juventude e dos Esportes; Julane, do Conselho Tutelar; Representantes da SETAS e da ONG CEDECA e servidores da SEDUC. Nessa reunião firmou-se parcerias e foram dados alguns encaminhamentos produtivos. Instituiu-se comissões menores para construção das políticas públicas, da elaboração do manual e do funcionamento da rede de operacionalização do PEENZ.


Agradecemos a presença de todos vocês e contamos sinceramente com o apoio e a participação de cada nesse processo.
Até a próxima reunião!

Capacitação da ONG Junior Achievement.

A equipe do PEENZ foi capacitada pela ONG Junior Achievement, no auditório do Colégio Militar em Palmas, no mês de junho, para aplicação dos Programas: Vantagens de Permanecer na Escola e Liderança Comunitária. Serão atendidos aproximadamente 1.500 alunos da rede pública de ensino da capital no mês de agosto. Os alunos vão receber certificado e um kit dos Programas.
Contamos com a participação de todos vocês!

Divulgação do PEENZ para operadores do PBF

No dia 02 de junho de 2011, no auditório do Tribunal de Contas, em Palmas, a líder do PEENZ apresentou a Proposta de Implementação do Programa para os operadores do Programa Bolsa Família, no intuito de unir forças e firmar parceria com os municipios para erradicarmos a evasão escolar no Estado do Tocantins. Agradecemos a ASMET pelo convite e a todos os operadores que estiveram presentes, pela participação e contribuição.
Até o próximo evento!

Nossa 1ª Reunião com Parceiros da SEDUC

Dia 18 de maio de 2011, no AnexoIV da SEDUC, reuniram-se ao GT do PEENZ os setores da SEDUC que trabalham com Ensino Médio, Educação Especial, Ensino Profissionalizante, Educação Indigena, Educação do Campo, Ensino Fundamental e EJA para apresentação da Proposta de Implementação do PEENZ. As contribuições foram válidas sobretudo na construção do Manual que será distribuido em todas as escolas e nas DRE's. As reuniões continuarão no decorrer dos meses de julho e agosto para planejamento das ações e construção das políticas públicas de erradicação da evasão escolar.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como funciona a rede de execução IV - PEENZ

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº. 9.970/00 como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".
Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu o Brasil, conhecida como "Crime Araceli", em que uma menina de apenas oito anos de idade foi cruelmente assassinada, após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.
A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes infelizmente ocorre nas formas do abuso sexual e da exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, o turismo sexual, a pornografia e o tráfico para fins sexuais. Todas essas formas são crimes e violações dos Direitos Humanos.
Junte-se a nós para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
Violência sexual contra criança e adolescente é crime!
Faça bonito, denuncie.
Disque denuncia nacional, ligue 100.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como Preencher os Questionários do SARE?

Olá pessoal,

Gostaríamos de informar ao grupo que responde pelo PEENZ nas Unidades Escolares e nas Diretorias Regionais de Ensino que o Sistema Sare da Seduc, está temporariamente indisponível para o acesso desse grupo, pois estamos programando para tão logo, uma capacitação na qual oportunizará a todos sanar as dúvidas quanto ao preenchimento dos questionários no sistema, além de conhecer e/ou aprofundar o conhecimento a cerca do PEENZ.
Estamos disponíveis para quaisquer dúvidas e/ou mais esclarecimentos.

Equipe do PEENZ.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Como funciona a rede de execução III - PEENZ

Como funciona a rede de execução II - PEENZ

Conhecendo a FICAI...

 

Qual é a estrutura gerencial do PEENZ?

Qual é a estrutura gerencial?


O Programa é gerenciado por um Grupo de Trabalho nas diferentes esferas administrativas:

Estadual - Composto por representantes titulares e suplentes da Secretaria da Educação, UNDIME, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Associação Estadual dos Conselheiros Tutelares, Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria da Juventude, totalizando 16 (dezesseis) membros;


Municipal - Composto por representantes titulares e suplentes das Secretarias Municipais da Educação, Ação Social, representante das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino e dos Conselhos Tutelar e de Direito da Criança e do Adolescente, totalizando 10 (dez) membros.

O que se prentende com a implantação da nova proposta do Programa Evasão Escolar: Nota Zero

O que se pretende?


Implementar o Programa Evasão Escolar: Nota Zero em todos os municípios tocantinenses;

Consolidar, no âmbito do Estado, grupos permanentes de trabalho, sendo um em cada unidade escolar, bem como promover parceria interinstitucional na defesa e garantia da Educação como Direito;

Reduzir a evasão e a repetência nas Redes de Ensino Público Estadual e Municipal, contribuindo para a conseqüente redução da distorção idade /série;

Fortalecer os Grêmios estudantis no funcionamento da rede de acompanhamento do Programa, contribuindo para a conseqüente redução da distorção idade /série;

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que é o PEENZ?

O que é o Programa “Evasão Escolar:
Nota Zero”?


         O programa consiste na implantação de uma “Rede” articulada de serviços e competências, envolvendo a Secretaria da Educação, o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e os Conselhos Tutelares, no qual cada instituição responde por tarefas claramente determinadas, com o propósito de aumentar a freqüência e o rendimento escolar nas Redes de Ensino Público dos municípios tocantinenses, contribuindo para reduzir as taxas de abandono, evasão e distorção idade/série.
           Para a gestão de 2011 a 2014, pretende-se reduzir o índice de abandono dos alunos da rede estadual de ensino em todas as etapas e modalidades, sendo:
  • Ensino Fundamental: 0,4% do 1º ao 5º; 3,4% do 6º ao 9º ano;
  • Educação de Jovens e Adultos - EJA: 6,4% no 1º segmento; 16,9% no 2º segmento; 2,5% no 3º segmento;
  • Ensino Médio: 8,03% na 1ª série e 6,02 na 2ª série;
  • Educação do Campo: 1,2% de 1º ao 5º ano; 3,1% de 6º ao 9º ano; 8,7% do ensino médio e 30% nas demais segmentos.